Roberto Gameiro
As ponderações constantes neste
artigo nos impelem a refletir sobre o processo de formação das crianças e
adolescentes cuja condução está sob a nossa responsabilidade.
Na nossa memória de longo prazo,
temos conhecimentos construídos ao longo da vida, os quais são denominados
“conhecimentos prévios” que sustentam nossa cognição e nossas emoções e servem
de base para a construção de novos conhecimentos a partir dos novos dados e
informações que recebemos a todo momento. É, portanto, uma construção somativa
cumulativa que vai crescendo sem que percebamos e formatando nossas percepções,
nossas tomadas de decisão e nossas identidades como seres humanos e sujeitos de
papéis sociais.
René Descartes (1596-1650) escreveu
no seu “Meditações Metafísicas”, na “Meditação Primeira”: “Há já algum tempo me
apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera grande quantidade de
falsas opiniões como verdadeiras e que o que depois fundei sobre princípios tão
mal assegurados só podia ser muito duvidoso e incerto; ...”
Quantas falsas informações recebemos
como verdadeiras sem cotejar com evidências que as validem, e as aceitamos como
tal, inserindo-as na nossa memória e ponto.
Essas falsas informações vão servir de
“adubo” receptáculo na inserção de novos dados e informações, construindo novos
conhecimentos falhos na base.
É uma espécie de “bola de neve” que
vai crescendo e nos iludindo, fazendo-nos tomar decisões erradas, conflituosas
e ausentes de evidências comprobatórias.
Isso causa uma confusão mental
significativa, principalmente se conflitivas com o nosso caráter e nossa
personalidade.
É nesse momento que vale a pena
conhecer a continuidade do texto de Descartes: “...de forma que me era preciso
empreender seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões
que até então aceitara em minha crença e começar tudo de novo desde os
fundamentos, se quisesse estabelecer algo firme e constante nas ciências”.
Você está ou já esteve nessa situação?
E as nossas crianças e adolescentes? Estão sendo capacitadas para discernir entre o certo e o errado? Em meio a tantas novas tecnologias da informação disponíveis, estão habilitadas a procurar evidências que validem o que leem e ouvem, em fontes fidedignas, antes de aceitar como verdadeiras as informações, ou os dados?
Não basta,
portanto, que nós adultos assumamos a postura da dúvida proposta por Descartes há quase quatrocentos anos, no texto aqui apresentado, ou parte dela. Há que se capacitar os meninos e as
meninas para assumir essa forma de tratar a construção dos seus conhecimentos,
para não caírem nas armadilhas inerentes.
Se cada um de nós cuidar dos seus, além de contribuirmos para a importante formação de uma criança ou adolescente, construiremos, também, uma sociedade melhor, mais verdadeira e mais confiável.
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Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor nas
áreas de “Gestão de escolas de Educação Básica” e “Educação de crianças e
adolescentes”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br.
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Parabéns pelo texto inspirador Roberto!
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