Roberto Gameiro
A curiosidade é própria das
crianças; a moderna pedagogia dissemina teorias e práticas que procuram
explorar essa característica em prol de uma aprendizagem que seja significativa.
Por aprendizagem significativa podemos
nos referir àquelas informações que são adicionadas aos conhecimentos
prévios que o indivíduo já possui e que, consequentemente, constituirão novos conhecimentos, agregarão valor à
sua cognição e acrescentarão sentido à sua práxis.
Quanto aos jovens, é forçoso
reconhecer que nem sempre a curiosidade destes é acompanhada pela curiosidade
significativa de pais e professores em relação a eles.
Por curiosidade significativa em
relação aos jovens, designo o interesse pelo que realmente acontece no dia a
dia com eles; e não me refiro ao costume de perguntar “como foi na escola
hoje?”, que geralmente se contenta com a resposta: “foi tudo bem”. Refiro-me a
algo mais profundo, a um diálogo participativo, interativo, olho no olho. Isso
requer constância, confiança recíproca, ou seja, uma presença significativa.
“Aprendizagem”, “curiosidade” e “presença” são
significantes que carecem de profundidade quando não vêm acompanhados do
adjetivo “significativo”. Esse adjetivo qualifica cada um dos substantivos citados.
Esse termo “significativo”
acrescenta clareza, relevância, importância, expressividade e valor a qualquer
substantivo que usemos no nosso dia a dia relativo a convivência e
relacionamento.
Experimente fazê-lo com palavras
tão comuns na nossa linguagem coloquial, como, por exemplo: conversa, olhar,
abraço, cumprimento e tantas outras.
Claro que não vamos passar a
juntá-lo obrigatoriamente a essas palavras em todos os nossos textos e às nossas
falas, o que constituiria algo enfadonho e chato.
Trata-se, na realidade, de uma
construção muitas vezes apenas mental, não necessariamente escrita, mas que
fundamenta propósitos e posturas e qualifica positivamente as nossas ações e
decisões, acrescentando sinceridade, força, relevância, foco e intenção na nossa comunicação.
Experimente!
Publicado originalmente em 24/01/18 sob o título "O que é significativo?".
Publicado originalmente em 24/01/18 sob o título "O que é significativo?".
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Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor
na área de “Gestão de escolas de Educação Básica”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br.
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Nossos modelos diferentes de mundo distorcem nossa visão e a percepção do que é ou não significativo em cada uma das etapas do desenvolvimento.Isso pode tornar difícil ver aquilo que está diante de nós. Uma abordagem importante para nossa reflexão enquanto educadores.
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