O TEXTO NO CONTEXTO COMO PRETEXTO - Para debates em família e na escola - Roberto Gameiro

domingo, 1 de março de 2020

AS CRIANÇAS E O MUNDO VIRTUAL – As crianças e as salas de bate-papo


Roberto Gameiro

Começo com duas perguntas. Primeira: você sabe quem está na companhia do seu filho, da sua filha, no “mundo real”? Segunda: você sabe quem está na companhia do seu filho, da sua filha, no “mundo virtual”?
Até há pouco tempo, a preocupação dos pais se limitava ao contido na primeira pergunta.
Hoje, com o avanço das redes sociais e dos sites de diversas naturezas e objetivos, as crianças, os adolescentes  e os jovens se ligam na telinha do computador, ou do smartphone, navegando, muitas vezes compulsivamente, por possibilidades nunca antes imaginadas.
Quando nossos filhos são pequeninos, muitos de nós nos expressamos lamentando o trabalho que eles nos dão, especialmente às mães, e dizemos: “não vejo a hora de ele(a) crescer para que eu não tenha tanta preocupação”. Ledo engano. Quando eles são pequenos, nós sabemos o tempo todo onde eles estão. Quando crescem…
Isso já era um problema antes do advento da Internet. Agora, multiplicam-se potencialmente as agruras dos pais, que se sentem muitas vezes impotentes para enfrentar esses novos desafios.
Claro que não podemos descartar as grandes vantagens para o mundo moderno que a Internet e seus subprodutos trazem. Entretanto, junto do trigo vem o joio.
Escrevo este artigo desta feita para alertar os pais a respeito de um aspecto específico desse “mundo virtual” que deve merecer atenção muito especial.  As nossas crianças acessam sites e aplicativos com conteúdo infantil para desenhar, pintar, jogar etc. E se entretêm, se divertem e até aprendem muita coisa útil. Ocorre que alguns desses sites têm “salas de bate-papo”. Aqui mora o (grande) perigo. E tem tudo a ver com a segunda pergunta que fiz acima. Quem está do outro lado é também uma criança? Poderá ser um adulto? Ou, pior ainda, um(a) pedófilo(a)?
Se for um(a) pedófilo(a), já imaginaram para que “mundos” ele(a) vai levar a nossa ingênua criança? Quanto mal ele(a) vai causar ao nosso maior tesouro? E como vamos reparar isso?
Nós amamos demais nossos filhos para deixá-los à mercê da bandidagem. Portanto, vigiem! Tenham presença significativa com seus filhos, dialogando muito a respeito desses assuntos e alertando-os sobre esses perigos. E disseminem este alerta para seus parentes e amigos!
O Google, em parceria com a Childhood Brasil e a Safernet Brasil, apresenta algumas recomendações/orientações importantes acerca destes assuntos. Acessem: https://www.google.com.br/intl/pt-BR/safetycenter/families/start/basics/

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(Artigo editado e publicado no jornal “O Popular” de Goiânia em 13/09/16 sob o título “Crianças e o mundo virtual”).

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Roberto Gameiro é Palestrante, Consultor e Mentor na área de “Gestão de escolas de Educação Básica”. Contato: textocontextopretexto@uol.com.br

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7 comentários:

  1. Olá Roberto. É um texto muito importante para o debate em família. E diante disto penso como desenvolver a autonomia e o despertar do processo de investigação do mundo dos nossos filhos diante destes riscos?
    Sou um vigilante preocupado! No processo de educação do meu filho, penso sempre em poder contribuir a autonomia, mas com cuidados de limitar. Faço adesão ao controle da internet e restrições de uso de computador, onde possa minimizar tais riscos. Abraços.

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  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  3. Parabéns Roberto! Pelo blog e pelo texto! Devemos cuidar, com a mesma dedicação, dos momentos de estudo dos nossos filhos mas, também, dos momentos de lazer e das suas relações. Seja no mundo real, seja no mundo virtual!

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  4. Excelentes e tem me ajudado muito em palestras.
    Tbm tenho uma neta de 11 anos.
    Parabéns Professor!

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  5. Parabens.Sr ms.Roberto. Tema pujante atual e de suma importancia a todos.

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  6. Parabéns pelo texto. Filhos precisam ser acompanhados e orientados quando expostos ao mundo virtual. Uma discussão que deve começar em casa e se estender para ambientes diversos, entre esses , a escola.

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